"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Pagan Studies*

Promovo aqui o novo blog criado para a divulgação de uma corrente de pesquisa norte americana que desde a década de 70 se dedica exclusivamente ao estudo das religiões pagãs que no Brasil é pouco conhecida, mas nos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e em alguns países europeus o chamado Pagan Studies configura-se como um campo de pesquisa amplo e cuidadosamente estudado.
No Brasil os poucos trabalhos que abordam as religiões pagãs tratam-nas como parte de uma religiosidade ao modo New Age. Isso se da pela pouca literatura sobre o tema de que dispomos. Exceto por poucas dissertações e teses, não há no Brasil nenhum livro publicado que trate academicamente o assunto. Nas livrarias encontramos às centenas livros com receitas mágicas, organização de grupos, princípios religiosos, mas não temos uma única publicação com uma análise acadêmica sobre o assunto. Esta situação pode estar no fato de que os grupos pagãos, ou como preferem alguns, neo-pagãos (vale colocar que não existe um consenso sobre a terminologia correta), não encontram nenhum tipo de tensão em nossa sociedade, o que faria com que houvesse um desinteresse por parte dos nossos pesquisadores. Nessa perspectiva os estudos pagãos teriam se desenvolvido principalmente na América do Norte em decorrência de certas tensões sociais.
Neste blog serão divulgados trabalhos, eventos, bibliografia, sites, blogs e notícias sobre Pagan Studies.
*contém trechos da resenha de  Celso Luís Terzetti Filho, Mestrando em Ciências da Religião – PUCSP sobre o livro de Barbara Jane Davy : Introduction to Pagan Studies. Lanhan, MD, USA: Altamira Press, 2007. Este artigo foi publicado no Último andar: cadernos de pesquisa em ciências da religião do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências da Religião, PUC-SP. – Ano 1, n. 1 (1998-) – São Paulo: EDUC, 1998-. e pode ser encontrado no link abaixo:
O blog Estudos Pagãos pode ser acessado pelo seguinte link:

Nenhum comentário: