"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

sábado, 30 de abril de 2011

Feliz Samhain! Feliz AnoNovo!




Hoje à noite Wiccanos do Hemisfério Sul comemoram o Samhain,o sabat que simboza o Festival dos Mortos e o Ano-Novo Celta. No ciclo da Roda do Ano, Samhain simboliza a Última Colheita, com a Morte do Deus, que retorna ao ventre da Deusa para renascer no Yule. Em um sentido prático, antigamente os povos antigos, matavam o excesso da criação de gado, aves, porcos e ovelhas, pois com o rigor do Inverno vindouro, não teriam como alimentar a todos. O gado abatido era salgado (olha o charque aí) e guardado junto com toda a colheita do ano para alimentar as famílias durante  todo o Inverno. 
Samhain é o Ano Novo Celta, um momento que não pertence nem ao passado, nem ao presente, enm a este mundo, nem ao outro. Na virada do do ano velho para o ano novo o véu entre o mundo dos vivo e o mundo dos mortos é muito fino. Os portais do outro mundo estão abertos e nessa noite, nem humanos, nem fadas precisam de qualquer palavra mágica para ir e vir. Por ser o festival dos mortos, é comum os espiritos de parentes e amigos mortos visitarem seus entes queridos, e portanto, devem ser honrados.
Os Wiccanos usam esse período para refletir no significado e na importância da morte tendo em mente que ela não é um fim, mas uma etapa natural  do ciclo de nascimento-morte-renascimento. 
Em um sentido mágico, Samhain é um momento para os Wiccanos descansarem e reavaliarem sua vida e seus objetivos. Agora é quando queremos nos livrar de qualquer negatividade ou oposição que possa cercar nossas realizações ou prejudicar progressos futuros. Mabon foi a concretização dos nossos desejos, e agora nós precisamos estabilizar e proteger o que  ganhamos. Isso é muito importante, uma vez que é impossível se concentrar, quanto mais pôr energia em novos objetivos se o que nós temos não está seguro.
As lanternas de abóboras (Jack o'Lanterns) são típicas deste sabás, bem como também as maçãs. O altar é decorado com velas nas cores preta e laranja. è consumido um pão de escuro de maçã com canela chamado Barm Black e durante  sabá são feitos feitiços para proteção e limpeza, além da tradicional queima de pedidos no caleirão. As bebidas típicas são vinho quente e sidra.
Nesses encontros se recitam poesias e músicas como: Samhain Song, de Lisa Thiel e All Souls Night de Loreena Mckennit.







Aqi esão algumas imagens de altar e ceebrações de Samhain:







Nenhum comentário: