"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

sábado, 14 de julho de 2007

FILOSOFIA WICCANA

As pessoas que tomam conhecimento da Wicca geralmente se perguntam: qual é a sua doutrina? Em que eles acreditam?
À primeira vista, nossa filosofia pode parecer um tanto quanto difícil de ser compreendida, pois ela se baseia num entendimento diferentes dos conceitos que as pessoas estão acostumadas a ver numa religião. Alguns desses pontos são fervorosamente combatidos, criticados e inadmissíveis por determinados grupos. Os religiosos os vêem como blasfêmia, heresia, sacrilégio. Os racionalistas e céticos como algo irracional, incoerente, retrógrada. Há quem questione a Wicca como religião, argumentando que ela não tem as características de religião, sendo muitas vezes, chamada de "seita esotérica".
Os treze pontos que listei no início do blog vou tentar esclarecê-los a partir de agora. Porém você deve ter em mente que eles são apenas alguns pontos da nossa crença, e não todos, e que o seu entendimento é muito mais profundo.

Nenhum comentário: