"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 14 de novembro de 2010

Escolas de Linconshire, Inglaterra, poderão ensinar Paganismo

As escolas poderão ensinar Paganismo depois que um conselho decidiu que cabia a cada escola se incluiriam em sua educação religiosa.
O Conselho de Lincolnshire fez uma reunião para discutir se deveria ensinar junto com as seis religiões ensinadas nas escolas, que são o Cristianismo, Hinduismo, Judaismo, Sikismo, Budismo e Islamismo. Esta decisão veio uma semana após grupos cristãos terem criticado a BBC por "diminuir o Cristianismo e patrocinar o Paganismo" em sua reportagem sobre o festival de Samhain.
Debbie Barnes, diretora assistente dos serviços para as crianças do Conselho de Lincolnshire, disse que o conselho não estava dando uma orientação direta sobre se deveria ser incluido no curriculo e estava a cargo das escolas decidirem. Ela acrescentou que um conselheiro de ensino religioso deveria monitorar a tendência nacional nesse assunto. Minutos após o encontro do Consleho de Educação religiosa ecoou a declaração da senhora barnes e reconheceram que a discussão "cobriu um amplo espectro de crenças e práticas".[The Way]
Noticiado também no Register, no Daily Mail, no Lincolnshire e no Sify.

Podemos começar a contagem regressiva para que isto seja possível no Brasil?

 Fonte: Blog Rascunhos de um Pagão

Um comentário:

Venesa disse...

Nossa que legal!
Será que um dia poderemos ensinar aqui no Brasil?
Falar nesse assunto em escolas ainda é muito complicado.
Mas que legal que em algum lugar isso começa a mudar!
Bjs
http://venesaoliveira.blogspot.com/
http://dtgpequenosestancieiros.blogspot.com/