No próximo dia 20 de março, os Wiccanos do Hemisfério Sul comemoram o Sabbat Mabon, também conhecido como Autum Equinox (Equinócio de outono). Ele simboliza a Segunda Colheita,que é a colheita dos frutos. Este é um tempo de equilíbrio já que o dia e a noite tem a mesma duração. É uma época para meditar, agradeçer e fazer uma introspecção sobre o momento da nossa vida que estamos passando. Após um longo ano de trabalho duro é hora de descansar, pois o Equinócio de Outono representa o Repouso. A safra já foi colhida (seja literalmente, seja na forma de coisas que você adquiriu durante o ano.
Neste dia sagrado,os Wiccanos agradecem a todas as graças e conquistas e projetam sua energia para manter o que já conquistaram.
É costume confeccionar uma boneca de milho que representa a gratidão pelo que foi recebido ao longo do ano. Essa boneca chama-se mãe do milho.
Os altares e casas são decorados com folhas secas, frutas ( principalmente maçãs) e cornucópias que representam a abundância da Grande Mãe além de fitas e velas nas cores laranja e marrom. Milho, frutas, torta de maçã, porco assado com maçãs, biscoitos de canela, pão de gengibre, batatas assadas, batatas doces, vegetais mistos, são comidas típicas desse festival. Para beber, cidra, vinho quente com açúcar e condimentos
Durante o festival é tradicão reunir os amigos para um jantar, a fim de celebrar a fartura e comemorar as conquistas. Nesses encontros se recitam poesias e músicas como Mabon (Autumn Equinox) de Lisa Thiel são ouvidas (abaixo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário