"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

quinta-feira, 10 de março de 2011

O PAGANISMO NOS CENSOS DO REINO UNIDO

No Reino Unido, a Federação Pagã (que tem várias sucursais em vários países, incluindo Portugal) está em campanha para que todos os pagãos do País declarem a sua filiação religiosa no censo que decorrerá no próximo mês, para que deste modo o Paganismo ganhe maior reconhecimento público e oficial. No censo de 2001, mais de setenta por cento dos Britânicos declarou ser cristão; cerca de quarenta e dois mil cidadãos declararam ser pagãos, o que faz do Paganismo o sétimo maior grupo religioso do País; alguns especialistas estimam que o número real de pagãos estaria perto do quarto de milhão, mas muitos deles não quiseram admitir ter de revelar a sua opção religiosa pessoal ao Estado. Os mesmos especialistas afirmam que o número de pagãos deve ser agora substancialmente mais elevado.

Há entretanto secularistas a apelar publicamente para que as pessoas não religiosas não digam no censo que são cristãs - prática cultural-tradicional arreigada - para que desse modo a Cristandade não tenha no País um poder político e mediático superior ao que na realidade merece, poder que se pode traduzir por exemplo num aumento do financiamento de escolas religiosas.

Nenhum comentário: