"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 11 de setembro de 2011

O que é o Orgulho Pagão?

O Orgulho Pagão é um movimento criado por um grupo de neo-pagãos norte-americanos para fornecer uma imagem pública positiva a respeito dos neo-pagãos e do neo-paganismo. Esse movimento que se iniciou nos EUA, espalhou-se pelo mundo, inclusive no Brasil.
A primeira referência ao Orgulho Pagão foi registrada em 1992 quando grupos locais do movimento começaram a patrocinar festivais do Dia do Orgulho Pagão em locais públicos das cidades ou campus universitários.

Pagan Pride Project (Projeto Orgulho Pagão)

O Pagan Pride Project é uma entidade sem fins lucrativos criado em 1997, cujos objetivos são promover o entendimento do Paganismo, apoiar  e aproximar instituições comunitárias pagãs, eliminação do preconceito e discriminação religiosa e promover o orgulho da identidade pagã através da edicação, ativismo, caridade e comunidade.

O Pagan Pride Project é o atual organizador do Dia do Orgulho Pagão, e atua em vários países de 4 dos 5 continentes (América, Europa, África e Oceania) através de cordenações locais.

Site Oficial: www.paganpride.org/


Nenhum comentário: