"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 11 de setembro de 2011

Porquê Orgulho Pagão?*

Discriminação no trabalho. Discriminação com os vizinhos. Assédio e agressão. Os pais repudiam seus filhos; familiares viram as costas. Pausas embaraçosas em conversas: "Por que vocês não passam lá no escritório para uma festa de Natal?”.
Isso lhe é familiar?  E cada caso listado acima, é confrontado diariamente por pessoas de diferentes orientações sexuais, e diferentes convicções religiosas.
Tal como gays, lésbicas, e bissexuais, os Pagãos não podem viver suas vidas abertamente e com sinceridade, por causa do receio que as rodeia. Como as questões e as metas são semelhantes - reduzir a xenofobia da sociedade até que não seja necessário esconder a sua diferença quem quer que seja que ele ame ou ela adore - quando eu quis iniciar um movimento para promover a compreensão e aceitação da espiritualidade Pagã, a frase “Orgulho Pagão” veio imediatamente à mente. Longe de tentar roubar, invalidar o Orgulho Gay, o Orgulho Pagão tem uma profunda dívida de gratidão para com o movimento Orgulho Gay pelas suas realizações. Esperamos poder melhorar as atitudes em relação às religiões da terra com base em práticas espirituais, tanto quanto o Orgulho Gay tem para com a orientação sexual. Através de nossos recursos de informação, eventos públicos, mídia e contatos, nós esperamos desafiar a intolerância através da educação.

Queremos não só reduzir a discriminação contra nós, mas apresentar o valor que os nossos caminhos podem trazer para a sociedade, embora ressaltando que não procuramos converter ninguém, mas pedimos a cada pessoa homenagear o Divino da maneira que parece ser melhor para si. Grandes corporações estão adicionando declarações e programas de diversidade em suas áreas de recursos humanos. Eles não estão apenas sendo tolerantes - eles estão aprendendo a valorizar a pluralidade de opinião, de contexto, e ponto de vista, especialmente em uma comunidade cada vez mais global. Mas ainda existem pessoas que nunca iriam fazer uma calúnia racial, ou discriminar com base no gênero, mas que continuam a discriminar com base na religião, porque acreditam que há apenas uma religião válida, ou porque simplesmente estão mal informados sobre as práticas da outra religião .

Demasiadas vezes valiosas contribuições são ignoradas por causa de mal entendidos – Idéias erradas de que Pagãos sacrificam pessoas ou animais, que Pagãos não praticam nada mais sério do que orgias selvagens e devassidão, que Pagãos estão aí para roubar almas. De fato, os membros das modernas religiões Pagãs ou Neo-pagãs tendem a valorizar a ecologia do seu ponto de vista como uma extensão da Terra e como sagradas onde toda a vida está interligada;  mantém um paradigma que abraça pluralidade, defende os direitos civis, e defende liberdade individual; mantém os padrões éticos que exigem responsabilidade pessoal; enfoque sobre a auto-ajuda, crescimento emocional e psicológico, e estar atentos a que cada pessoa tenha o direito de acreditar que naquilo que escolhe, acreditando que a imposição de uma crença sobre outra é prejudicial.

Embora algumas pessoas considerem que a frase "Orgulho Pagão" é muito conflituosa, o resultado conseguido através da palavra "Orgulho" na comunidade GLBTT me diz que é uma frase eficaz para comunicar como nos sentimos.  Não vamos esconder nas sombras por mais tempo, a prática de nossa espiritualidade privadamente, porque temos medo de represálias dos membros de religiões monoteístas. Nós não temos  vergonha dos Deuses que  reverênciamos e das maneira que celebramos!  Nós estamos saindo para "fora do armário vassouras". Este não é um caminho para todos; Vocês são incentivados a praticar a espiritualidade que você desejar. Mas agora vamos reivindicar o direito de ter orgulho por aquilo que praticamos.

*Traduzido diretamente do Site oficial do Pagan Pride Day, do original “Why Pagan Pride?”,  escrito por Cecylyna Dewr. Site original: http://www.paganpride.org/what/why.html

 © 1998 Cecylyna Dewr.  A permissão para o uso em conexão com Pagan Pride especificamente concedidos.

Nenhum comentário: