"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

MAGIA BRANCA E MAGIA NEGRA

Quando se fala em bruxaria, magia, feitiçaria, logo vem à tona expressões como magia negra e magia branca. Comumente, a magia negra é associada ao mal, à maldição, enquanto à magia branca é associado ao bem e à cura e à proteção. Há quem acredite ainda que exista até magia cinza. Já de cara eu afirmo sem o menor medo de estar errada: Magia não tem cor! Não existe magia branca ou negra, ou seja, a magia não é essencialmente boa nem essencialmente má.
Vamos pensar um pouco: o que é magia? Magia é a manipulação da energia. Que energia? De onde ela vem? E eu respondo, de novo, ela vem de nós mesmos e das coisas ao nosso redor. Ela é chamada de poder pessoal. Quem manipula essa energia? Não são as próprias pessoas? Então podemos deduzir que a magia é usada de acordo com a intenção da pessoa que a manipula. A magia não tem consciência própria, ela não vai sair por aí deliberadamente causando mal. Se a pessoa que a utiliza, que a manipula o faz com intenção de prejudicar alguém, é o pode acontecer, como também se sua utilização for para o bem.
Na Wicca como eu já expliquei em textos anteriores, tudo o que você faz, para o bem ou para o mal retorna para você, portanto a pessoa que utiliza magia precisa estar ciente de que a responsabilidade pelos resultados é sua! Afinal de contas, grandes poderes trazem grandes responsabilidades!(o tio Bem sabia muito bem do que estava falando!).
Concluímos então, que não existe magia boa ou má, o que existe são pessoas com intenções boas ou más!

2 comentários:

Anônimo disse...

hola1meu nome e cristiane e desde pequena tenho o dom da sensitividade meu irmao e um mago da comunidade wicca mas eu nunca quis ser iniciada ,mas devido a alguns acontecim entos gosta ria de saber como posso me inicias .adorei os conteudos do seu blog ,beijos de pas dos duendes

Anônimo disse...

OLA.. ME CHAMO ANGELA, E JAH FAZ ALGUM TEMPO Q ME ENCANTEI PELA MAGIA E PELA EXUBERANCIA DA NATUREZA.. COMO MORRO NUMA CIDADEZINHA MUITO PEQUENA E POCO POVOADA, NAO TENHO CONTATO COM OUTRAS PESSOAS QUE COMPARTILHAM COM O MEU INTERESSE SOBRE ESSE ASSUNTO. ENTAO GOSTARIA DE PEDIR MAIS INFORMAÇOES, SABER UM POUCO MAIS, E TALVEZ POSSAM ME INDICAR ALGUEM Q RESIDA AQUI PROXIMA PARA EU MANTER CONTATO.. MIL BEIJOS E UM SOPRO DE PAZ NO CORAÇAO DE CADA UM.