"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

COMO É SER UM PEQUENO BRUXO:

- Colin Laochan

Meu nome mágico é Colin Laochan, tenho 7 anos e sou bruxo filho de bruxa. Desde os 4 anos eu faço os rituais com a minha mãe. Primeiro eram só os rituais em casa, depois vieram os rituais públicos. Adoro participar: já ajudei nos feitiços, nas harmonizações, já fui a "Criança da Promessa" em Yule, canto, danço e toco tambor.

Mas para ir aos rituais, você tem que saber se comportar. Não pode sair do círculo, por isso vá ao banheiro antes do ritual. Tem que ficar em silêncio na hora das invocações, das explicações e das meditações. Tem que participar direito, obedecendo ao que se pede. Se você não souber alguma coisa, como pra que lado girar, fique sempre atrás de uma pessoa que você tem certeza que sabe. Se tiver dúvida, peça orientação. Não fique de fora, tem que participar.

O que eu mais gosto dos rituais é da meditação. Quando eu não durmo, parece uma historinha. Gosto também de cantar, dançar e tocar tambor. É muito animado. O sabbat que eu mais gosto é Ostara porque a gente come os ovos pintados.

Na minha escola antiga ninguém acreditava que eu era bruxo. Um dia um amigo da minha sala perguntou pra minha mãe se era verdade e quando ela disse que sim, ele perguntou porque então eu não voava de vassoura. Hahaha, bruxos de verdade não voam de vassoura! Isso é invenção.

Victor Laars - 2004 Copyright © , direitos reservados. (A violação de direito autoral no Brasil é crime)
Fonte: Abrawicca/Família

Nenhum comentário: