"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Você tem um aluno pagão em sua escola?

Um Guia para educadores

Cecylyna Dewr

Algum aluno de sua escola pode praticar uma religião com a qual você não está familiarizado.
Este folheto simplesmente lhe fornecerá informações que você precisa saber para compreender as diferentes experiências que este aluno pode compartilhar com você e responder algumas questões.


O que um aluno Pagão provavelmente pratica ou acredita?

Pagãos geralmente seguem uma religião não dogmática, por isso pode haver mais variações entre crenças religiosas Pagãs do que entre as denominações do Cristianismo. Da mesma forma que um Cristão pode ser Católico, Presbiteriano ou somente Cristão, os tipos mais comuns de Paganismo praticados são Wicca, Asatru, Druidismo ou simplesmente Bruxaria. Todas estas facções são um pouco diferentes umas das outras. Por isso, as demonstrações à seguir podem não se aplicar a todos os Pagãos que encontrar.
No entanto, existem algumas práticas que são geralmente comuns entre a maioria dos Pagãos; o aluno ou seus pais irão lhe dizer se suas práticas diferem significativamente das que seguem.


Um aluno Pagão pratica uma religião politeísta, baseada na natureza.

Um aluno Pagão honra a Divindade como Deusa e Deus, algumas vezes com uma ênfase feminista na Deusa. O efeito disso é que como princípio, o aluno provavelmente tratará os dois sexos igualmente.
Um aluno Pagão celebra cerimônias religiosas com pequenos grupos na Lua Cheia e no início e meio de cada estação sazonal, em vez de praticar sua religião em grandes congregações ou com um planejamento semanal fixo. Estas cerimônias são geralmente chamadas de "Rituais", "Círculos", "Esbats", "Sabbats", e as congregações são geralmente chamadas de "Covens", "Groves", ou "Circulo". Alguns dos itens frequentemente encontrados sobre o altar em uma cerimônia Pagã são estatuetas da Deusa e do Deus, velas, cristais, bastões, o athame (uma faca com fio duplo, usada como símbolo e não como arma), cálice, caldeirão, incenso e uma estrela de 5 pontas chamada de Pentagrama ou Pentáculo.
Um aluno Pagão pode usar um símbolo de sua religião como uma peça de joalheria. O símbolo mais comum é o Pentáculo, uma estrela de 5 pontas dentro de um círculo. O conceito equivocado de que o Pentagrama é um símbolo satânico está baseada no seu uso invertido por satanistas, da mesma forma que usam uma cruz invertida ou qualquer outro símbolo religioso invertido. O significado do Pentáculo como ornamento por Pagãos tem suas raízes nas crenças dos pitagóricos gregos, para quem o pentagrama corporificava o perfeito equilíbrio e sabedoria; inserindo a estrela em um círculo, lhe é adicionado o símbolo da eternidade e unidade. Outras jóias que podem ser usadas incluem entrelaçados celtas, cruzes de braços iguais, triskelions, martelo de Thor, Labrys (um machado duplo, um dos símbolos dos cultuadores de Cibele), figuras da Deusa, Luas crescentes ou cheias, Yin-Yang, Olho de Hórus ou Chifres de Ísis da mitologia egípcia.
Um aluno Pagão compreende a Divindade como imanente na natureza e humanidade e irá ver todas as coisas como interconectadas. Ele geralmente se preocupa com ecologia e meio ambiente e é fascinado pelo ciclo da vida.
Um aluno Pagão acredita em Magia. Isto pode incluir a crença no campo de energia pessoal como o conceito chinês do Chi, o uso de rituais e objetos para dramatizar e focar pensamentos positivos e técnicas de visualização. Isto não significa que o aluno é ensinado a acreditar que mexendo o seu nariz ele pode limpar seu quarto num passe de mágica, controlar espíritos ou demônios e fazer qualquer coisa que quebre as leis naturais. Todavia, se jovem, como toda criança, ele pode acreditar ser possível fazer tais coisas. Isto também não significa que o aluno é instruído à enfeitiçar e amaldiçoar. Em nossa estrutura ética acreditamos que nossas ações retornam ao remetente, e então são proscritas.
Um aluno Pagão pode acreditar em reencarnação. Esta é uma crença muito comum entre Pagãos, mas não é universal. No entanto, um aluno Pagão provavelmente não acreditará em céu ou inferno; ele pode crer no conceito céltico de País de Verão, um lugar de descanso entre as encarnações ou no Valhala, um reino de honra de acordo com as religiões nórdicas.
Um aluno Pagão pode se chamar de Bruxo, Wiccaniano, Wiccano, Pagão, Neo-Pagão, Cultuador da Deusa, Asatruar, ou Druida. Será improvável que ele se chame de Feiticeiro (Warlock), pois crê-se que este termo vem de uma palavra escocesa que quer dizer "aquele que quebra o juramento". Mesmo que um aluno Pagão possa ou não se ofender com estereótipos relacionados à Bruxaria, ele provavelmente irá lhe informar que pele verde, verruga no nariz e as caricaturas exibidas no Halloween não possuem nenhuma relação com sua religião.


A um aluno Pagão são ensinados conceitos éticos com ênfase na liberdade e responsabilidade pessoal.

Conceitos éticos Pagãos incentivam a liberdade pessoal dentro de uma estrutura de responsabilidade. A base principal da ética Pagã é a compreensão de que todas as coisas estão interconectadas, que nada ocorre sem afetar outros e que toda ação tem conseqüências.
Não há conceitos de esquecimentos para prejuízos alheios no sistema ético Pagão; conseqüências de ações contra alguém que tenhamos prejudicado precisam ser encaradas e reparadas. Não há regras arbitrárias sobre questões morais. Em compensação, cada ação prejudicial precisa ser ponderada conscientemente sobre quais malefícios pode trazer. Desta forma, por exemplo, homossexualidade consensual é considerada uma questão moral sem importância por que ela não prejudica ninguém, mas colar em uma prova é errado por que prejudica o intelecto e integridade de outros, fazendo com que se ganhe vantagens sobre quem se está colando. As formas mais comuns nas quais estas éticas são fundamentadas são o Dogma da Arte "Sem prejudicar ninguém, faça o que quiser" e a Lei Tríplice "Tudo o que se faz retorna triplicado".


Um aluno Pagão possui um paradigma que celebra a pluralidade

Como os sistemas de religiões Pagãs se fundamentam em ser um caminho entre vários, não o único caminho para a verdade, e como Pagãos exploram a variedade das Deidades entre seus panteões, femininas e masculinas, um aluno Pagão é educado em uma atmosfera que desencoraja a discriminação baseada em diferenças como raça e gênero e é encorajado quanto à individualidade, auto-exploração e pensamentos independentes. Um aluno Pagão provavelmente também é instruído a comparar e compreender outras religiões; muitos Pagãos são inflexíveis quanto não forçar suas crenças aos seus filhos, mas, no entanto os instruem em muitos sistemas espirituais deixando-os decidir pelo melhor caminho quando tiverem idade suficiente. Porém, um aluno Pagão dificilmente terá um conceito emocional sobre céu, inferno, salvação como ensinado pelas religiões Cristãs, apesar de conhecer tais conceitos intelectualmente. Um aluno Pagão é ensinado a respeitar textos sagrados de outras religiões, mas muito provavelmente não irá crer neles literalmente quando conflitarem com teorias científicas ou se passarem como a única verdade.


Um aluno Pagão provavelmente gosta de leitura, ciência e áreas assistenciais.

Margot Adler, Uma radio-jornalista Norte Americana, publicou os resultados de especulações sobre Pagãos na edição de 1989 de seu livro, Drawing Down the Moon (Puxando a Lua para Baixo). Os resultados mostraram que a única coisa que Pagãos possuíam em comum apesar de suas inúmeras diferenças era uma voraz sede pela leitura e aprendizado. Pagãos parecem também estar fortemente representados na internet e no campo da área assistencial, assim uma criança Pagã provavelmente será um expert em computadores desde cedo.
Apesar de suas crenças muitas vezes incompreendidas, religiões baseadas na terra têm crescido muito em todo o mundo através de poucas décadas e são provedoras de uma espiritualidade satisfatória para seus praticantes. Com a atual apreciação da diversidade e tolerância, muitas pessoas entendem agora que diferentes heranças culturais trazem perspectivas que podem ser valorizadas em vez de temidas ou negadas. Temos esperança que como um educador este folheto possa prover as informações necessárias que você precisa para facilitar o entendimento.

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