Hoje, os Wiccanos do Hemisfério Sul comemoram o Sabbat Litha, também conhecido como Middsummer (Meio do Verão). Ele simboliza o auge da luz solar e consequentemente, do poder fertilizador do Deus, que a partir deste dia, começa a declinar a caminho do inverno. A partir daqui os dias tendem a ficar mais curtos. Algumas tradições encenam nas suas celebrações, o término do Ano Crescente e o início do Ano Minguante, simbolizada pela morte do Rei do Carvalho (Deus do Ano Crescente) e a sua substituição pelo Rei do Azevinho (Rei do Ano Minguante).
Hoje é costume também cortar varinhas e bastões e colher ervas mágicas para secá-las e usá-las nos rituais, feitiços e poções do próximo ano pois o poder das ervas é mais forte neste dia. É comum acender fogueiras, já que este é um festival de fogo que celebra o auge da luz solar. Os Wiccanos costumam pular sobre a fogueira ou passar entre duas fogueiras para atrair fertilidade. Quanto mais alto pular mais fertilidade atrairá. Acredita-se que o que for sonhado neste dia se tornará realidade.
Em Litha é o período ideal para fazer contato com os elementais, principalmente as fadas. Os altares e casas são decorados com flores e fitas nas cores amararelo, dourado e verde. Frutas sementes, saladas, omeletes, pão de gergelim com cerveja e ervas, frango no papelote com ervas na cerveja, creme de nozes com frutas carameladas, musse de limão, ou maracujá, e arroz no forno com verduras são comidas típicas desse festival. Para beber, vinho branco, cerverja, sucos e ponche de frutas da estação.
Durante o festival é tradicão contar histórias e poesias, principalmente para crianças. Histórias como "Litha ou Sonho de Uma Noite de Verão", que pode ser lido aqui. Músicas como Litha (Summer Solstice) de Lisa Thiel são ouvidas (abaixo).
E por último, um pequeno vídeo em inglês do Ritual de Solstício de Verão celebrado por Starhawk: