"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Litha: O Solstício de Verão


Hoje, os Wiccanos do Hemisfério Sul comemoram o Sabbat Litha, também conhecido como Middsummer (Meio do Verão). Ele simboliza o auge da luz solar e consequentemente, do poder fertilizador do Deus, que a partir deste dia, começa a declinar a caminho do inverno. A partir daqui os dias tendem a ficar mais curtos. Algumas tradições encenam nas suas celebrações, o término do Ano Crescente e o início do Ano Minguante, simbolizada pela morte do Rei do Carvalho (Deus do Ano Crescente) e a sua substituição pelo Rei do Azevinho (Rei do Ano Minguante). 
Hoje é costume também cortar varinhas e bastões e colher ervas mágicas para secá-las e usá-las nos rituais, feitiços e poções do próximo ano pois o poder das ervas é mais forte neste dia. É comum acender fogueiras, já que este é um festival de fogo que celebra o auge da luz solar. Os Wiccanos costumam pular sobre  a fogueira ou passar entre duas fogueiras para atrair fertilidade. Quanto mais alto pular mais fertilidade atrairá. Acredita-se que o que for sonhado neste dia se tornará realidade.
Em Litha é o período ideal para fazer contato com os elementais, principalmente as fadas. Os altares e casas são decorados com flores e fitas nas cores amararelo, dourado e verde. Frutas sementes, saladas, omeletes, pão de gergelim com cerveja e ervas, frango no papelote com ervas na cerveja, creme de nozes com frutas carameladas, musse de limão, ou maracujá, e arroz no forno com verduras são comidas típicas desse festival. Para beber, vinho branco, cerverja, sucos e ponche de frutas da estação.
Durante o festival é tradicão contar histórias e poesias, principalmente para crianças. Histórias como "Litha ou Sonho de Uma Noite de Verão", que pode ser lido aqui. Músicas como Litha (Summer Solstice) de Lisa Thiel são ouvidas (abaixo).


Aqui estão alguns vídeos da celebração de Solstício em Averbury Inglaterra:



E por último, um pequeno vídeo em inglês do Ritual de Solstício de Verão celebrado por Starhawk:



Nenhum comentário: