"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Como Surgiu a Wicca?



Wicca é o nome que se dá à bruxaria revivida desde a década de 1950. Mas porque elas são diferentes? Veja bem:
A situação da Igreja até o século XIII era caótica. Facções adversárias lutavam entre si, cada uma digladiando-se em favor de um dogma. Nos numerosos concílios realizados, ora uma das facções impunham sua visão, ora outra. Isso favorecia um desmoralizante “entra-e-sai” de dogmas, o que desacreditava a Igreja.
Foi então criado um instrumento de repressão: o Tribunal de Santa Inquisição que consistia em um corpo investigatório ignorante, brutal e preconceituoso, dirigido pela ordem dos Dominicanos.
Com o tempo, os cristãos perceberam outro uso para seu Tribunal. Ainda persistiam cultos aos deuses antigos, e graças à transformação do Deus de Chifres no Diabo Cristão, os pagãos passaram a serem acusados de delitos absurdos, como o canibalismo, a destruição de lavouras (acusar de tal crime uma Religião dedicada à manutenção da fertilidade das colheitas é, no mínimo, ridículo) e muitos outros. Foi então proclamada, em 1484, a Bula contra os Bruxos, pelo Papa Inocêncio VIII.
Na Era das Fogueiras, os praticantes da Antiga Religião adotaram o único comportamento que lhes possibilitaria a sobrevivência: mantiveram o máximo de discrição e segredo possível. A sabedoria pagã só era passada por tradição oral, e somente entre membros da mesma família ou vizinhos da mesma aldeia.
Como técnica de proteção, os próprios bruxos ajudaram a desacreditar sua imagem, sustentando que a Bruxaria não passava de lenda, ou disseminando idéias de bruxos como figuras cômicas e caricatas, dignas de pena e riso.
Por volta do final do século XVII, a perseguição aos bruxos foi diminuindo gradativamente, estando virtualmente extinta no século XVIII. A Bruxaria parecia, finalmente, ter morrido. Mas os grupos de bruxos ("covens") resistiam escondidos nas sombras. Algo que surgiu nos primórdios da humanidade não morreria assim tão facilmente, como hoje podemos constatar.
O renascimento da bruxaria nos moldes em que conhecemos hoje se deu pela união de vários elementos. O responsável por essa união chama-se Gerald Brusseau Gardner. Gardner era um folclorista inglês que passou a pesquisar o ocultismo britânico. Durante suas pesquisas, conheceu diversas pessoas, entre elas, Aleister Crowley e Old Dorothy Clutterbuck, essa última, membro de um coven em New Forest, o qual Gardner tornou-se membro. Dorothy foi quem iniciou Gardner na Bruxaria.
Mais tarde, Gardner tornou-se membro da Ordo Templis Orientis (O.T. O), uma ordem mágica estruturada por Crowley, e também conheceu membros de diversas outras sociedades secretas, entre eles, os fundadores da Golden Down, que era um coven de magia cerimonial, membros da maçonaria e da Sociedade Rosa-Cruz na Inglaterra.
Com toda essa carga de experiência, Gardner após deixar o coven de New Forest decidiu fundar seu próprio coven, este porém com características próprias: ele reuniu elementos da magia cerimonial, da maçonaria e de outras fontes para criar os rituais que hoje compõem a Wicca. A única coisa que ainda não está claro é quem deu o nome de Wicca à Wicca.
Assim,como a bruxaria tradicional, a Wicca era praticada em segredo, isso porque nessa época, por volta de 1940, ainda vigorava na Inglaterra a Lei de Caça às Bruxas, que condenava as pessoas acusadas de bruxaria a morrerem queimadas na fogueira. Essa lei só foi revogada na década de 50, quando os praticantes da bruxaria passaram a mostrar que a Arte continuava tão viva quanto antes através de grande quantidade de livros publicados sobre o assunto.
A partir de então, a Wicca começou a se espalhar, membros do coven de Gardner, deixaram o grupo para fundar seus próprios covens, com algumas características novas e foram dando origem às chamadas Tradições, sobre as quais eu falarei mais tarde.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUE PRAZER TENHO EM ENCONTRAR HOJE NESTA NOITE DE CHUVA ESTA JANELA COM TANTA INFORMAÇÃO SEM ENFEITAR E DEZENHAR A VERDADEIRA HISTORIA, SOU JEAN CARLO 36 ANOS BAIANO CASADO(GAY) E ADORADOR DA VERDADEIRA FÉ NA MÃE, SOU SOZINHO NA FÉ E PROCURO PASSEIROS (FISICO) E UM MESTRE NO MISTERIO QUE ME ENVOLDE DESDE CRIAÇA, MEU E-MAIL JEANCARLOSHIN@HOTMAIL.COM POR FAVOR SE PUDEREM AJUDAR UM IRMÃO SEREI GRATO, QUE A DEUSA MÃE OS ABENÇOE.