Eis um problema com o qual até os praticantes mais inexperientes se defrontam: qual a diferença entre um e outro? Por exemplo, quando as pessoas me perguntam que religião eu pratico, geralmente digo que sou pagã e Wiccana. É mais ou menos assim:
Como pagã eu honro e reverencio a Terra e as forças da vida na natureza à minha volta. Como Wiccana, eu faço tudo isso e também faço magia — usando às vezes as forças naturais em meus encantamentos.
O paganismo engloba várias religiões e filosofias de vida que respeitam e divinizam a natureza. Entre elas podemos citar: a Wicca, o Helenismo, o Druidismo, o Dianismo, o Asatrú, ou Paganismo Nórdico; o Khemetic e o mais conhecido, o xamanismo. Portanto, no caso da Wicca, podemos dizer que todo Wiccano é também um pagão, porém, nem todo pagão é um Wiccano.
O mesmo pode ser aplicado em relação à bruxaria. Todo Wiccano é um bruxo, porém, nem todo bruxo é Wiccano. A bruxaria não é utilizada apenas pelos Wiccanos. Muitas das religiões pagãs que mencionei acima utilizam práticas mágicas, porém nem todos os bruxos seguem necessariamente essas religiões. Alguns são bruxos tradicionais, que eu explicarei mais tarde os detalhes.
4 comentários:
Olá,
já ouvi dizer que um Umbandista tambem é pagão o que você acha?
Pois é, sabe que eu também tenho esta dúvida? Às Vezes as pessoas me questionam coisas como: "Se umbanda é paganismo, então porque eles sacrificam animais, já que o paganismo diviniza a natureza?" Infelizmente eu não conheço o suficiente das religiões afro para responder essas perguntas, se alguém puder explicar, sua colaboração será bem-vinda!
umbandistas não são são pagãos eles são cristãos porque acreditam emum Deus unico e em jesus cristo como figura sagrada e os praticantes da umbanda nao sacrificam animais qm faz isso sao os praticantes do camdoble.eu sei disso pq minha mae era umbandista
isso e vdd umbandistas nao sao pagaos e sim cristaos.
o candonble e uma arte negra que visa a invocaçao e evocaçao de seres e almas .
eu como wiccano nao acredito que o candomle traga algo de bom
Postar um comentário