"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

sexta-feira, 4 de maio de 2007

Diferenças entre Wicca, paganismo e bruxaria



Eis um problema com o qual até os praticantes mais inexperientes se defrontam: qual a diferença entre um e outro? Por exemplo, quando as pessoas me perguntam que religião eu pratico, geralmente digo que sou pagã e Wiccana. É mais ou menos assim:
Como pagã eu honro e reverencio a Terra e as forças da vida na natureza à minha volta. Como Wiccana, eu faço tudo isso e também faço magia — usando às vezes as forças naturais em meus encantamentos.
O paganismo engloba várias religiões e filosofias de vida que respeitam e divinizam a natureza. Entre elas podemos citar: a Wicca, o Helenismo, o Druidismo, o Dianismo, o Asatrú, ou Paganismo Nórdico; o Khemetic e o mais conhecido, o xamanismo. Portanto, no caso da Wicca, podemos dizer que todo Wiccano é também um pagão, porém, nem todo pagão é um Wiccano.
O mesmo pode ser aplicado em relação à bruxaria. Todo Wiccano é um bruxo, porém, nem todo bruxo é Wiccano. A bruxaria não é utilizada apenas pelos Wiccanos. Muitas das religiões pagãs que mencionei acima utilizam práticas mágicas, porém nem todos os bruxos seguem necessariamente essas religiões. Alguns são bruxos tradicionais, que eu explicarei mais tarde os detalhes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá,
já ouvi dizer que um Umbandista tambem é pagão o que você acha?

Kuroneko disse...

Pois é, sabe que eu também tenho esta dúvida? Às Vezes as pessoas me questionam coisas como: "Se umbanda é paganismo, então porque eles sacrificam animais, já que o paganismo diviniza a natureza?" Infelizmente eu não conheço o suficiente das religiões afro para responder essas perguntas, se alguém puder explicar, sua colaboração será bem-vinda!

Anônimo disse...

umbandistas não são são pagãos eles são cristãos porque acreditam emum Deus unico e em jesus cristo como figura sagrada e os praticantes da umbanda nao sacrificam animais qm faz isso sao os praticantes do camdoble.eu sei disso pq minha mae era umbandista

Anônimo disse...

isso e vdd umbandistas nao sao pagaos e sim cristaos.
o candonble e uma arte negra que visa a invocaçao e evocaçao de seres e almas .
eu como wiccano nao acredito que o candomle traga algo de bom