"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A WICCA NO BRASIL

Não se sabe exatamente quando nem como a Wicca veio para o Brasil. Mas por volta dos anos 90, já havia matérias sobre a Wicca produzidas no Brasil, embora nenhuma delas esclareça como ela veio parar aqui. Em uma delas na Revista Planeta desetembro de 97, há uma matéria onde o repórter Romeo Graziano Filho entrevista a Sacerdotisa Denise De Santi de São Paulo. Nessa matéria ela explica que "Fizemos contato, via internet, com uma associação pagã européia, para busca de informações, e buscamos uma busca unificada das bruxas e bruxos brasileiros para regulamentar a religião Wicca no País".
Muito provavelmente foi assim que a Wicca chegou ao Brasil. Através de troca de informações através da internet, cartas, e livros escritos no inglês original.
Isso mostra o quanto é importante, sabermos e pesquisarmos mais sobre isso, pois além de fazer parte da nossa História, pode nos ajudar a compreender o perfil dos praticantes da Wicca no Brasil. E compreender melhor porque as pessoas buscam esse caminho.

9 comentários:

Anônimo disse...

Acho que você deveria postar mais!!!
Muito boa sua visão, pelo simples fato de ser de coração e não essas influençiadas "darks" da vida!
Boa sorte.

Jooh Ashanti disse...

Eu amo a wicca, é onde eu me encontro...concordo sim deveria ser postado mto mais, experiências, pesquisas e visões, d forma clara.
Parabéns!

Anônimo disse...

Eu queria virar Wiccana só que acredito em Deus , isso tem problema ?

Kuroneko disse...

Olá anônima de 1 de julho:

Parece que seu conceito de Wicca está um pouco equivocado. A Wicca é uma religião, e portanto acredita em Deuses. Se você quer se tornar wiccana, em primeiro lugar precisa ler muito, para saber o que é a Wicca, suas doutrinas, sua filosofia, e então decidir se é isso mesmo que você quer. Depois que você teve essa certeza, você tem duas opções: procurar m coven e pedir dedicação a um sacerdote ou sacerdotisa,ou se auto-dedicar-se. Vai levar pelo menos um ano estudando e aprendendo as práticas wiccanas até você se iniciar. Esse é o processo básico.

Acho que respondi a sua dúvida, se precisar, estou às ordens.

Kadúh disse...

Eu queria saber como se tornar um wicca, pois eu e meus 3 primos queremos nos tornar?
E quero saber qual é a idade minima pra ser tornar wicca, pois eu tenho 12, e meus primos tem 10 e 9!

Ana Grisorio disse...

Eu conheço quatro pessoas que seguem a wicca, mas elas não sabem que eu sei disso e eu queria comversar com elas e saber mais sobre a religião e para isso eu tenho que contar a elas e não sei como porque não sei a reação delas e elas parecem não querer que eu saiba porque eu já perguntei umas duas veses a religiao delas e elas dissera que não sabiam. Por isso se você puder me responder qual seria sua reação diante disso acho que ajudaria a me guiar como eu poso faser para contar a elas que sei, acho que elas tem medo de eu não ser mais amiga delas se me contarem. Qual seria a sua reação?

Ana Grisorio disse...

Oi Erynn
Tenho duas amigas que são wiccanas e eu sei porque eu vi no perfil delas no facebook, entao elas nao sabem que eu sei que elas seguem a wicca, eu queria contar a elas porque eu queria cnversar om elas sobre e aprender mais só que eu tenho medo de elas ficarem bravas ou algo assim porque acho que elas tem medo de me falar pois eu já perguntei a religiao delas e elas disseram que não sabiam.
Se fosse você o que você faria no meu lugar?
E qual seria sua reação no lugar delas?

Kuroneko disse...

Olá Kaduh!

É uma surpresa encontrar gente tão jovem decidido a se tornar Wicanno. Quando se é muito jovem como vocês, fica um pouco difícil fazer isso sem o apoio dos pais. Primero peça permissão a eles. Se eles não permitirem, espere até completar 18 anos. Caso permitam, começe estudando mitologia (grega, nórdica, romana, por exemplo). Aproveite as aulas de História da escola para isso. Aprenda sobre a História da bruxaria quando o professor estiver ensinando Idade Média e Idade Moderna. Esses estudos são básicos para entender a bruxaria. Leia bastante sobre o assunto. Por enquanto isso será o suficiente!

Kuroneko disse...

Oi Anna

É uma situação bem complicada. Alguns Wiccanos escondem da família e dos amigos sua opção religiosa por medo do preconceito. Se elas postaram no facebook então não é mas segredo para nnguém. Sugiro que converse com elas explcando que você sabe de tudo e que não tem preconceito nenhum contra isso. Diga que pode confa nelas e peça que lhes falem mais sobre isso. Elas não tem por que ficarem bravas com você, a não ser que estejam fazendo algo errado...neste caso não é mais Wicca. Se elas ainda se recusarem, respeite a vontade delas, afinal são suas amigas. Se quiser saber mais sobre Wicca, procure outra fonte que não seja elas.