"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

A WICCA E OS CELTAS

Muitos neófitos, quando procuram informações sobre a o surgimento Wicca da acaba por encontrar diversas respostas. Porém há uma que constantemente aparece, mas que não é verdadeira. A de que a Wicca é Celta, ou o ressurgimento da antiga religião Celta. Isso acontece porque alguns Wiccanos se utilizam do panteão Celta para fazer seus rituais, e também tem como calendário litúrgico a Roda do Ano, que são as observações dos festivais Celtas. Mas isso é o mais próximo dos Celtas que a Wicca chega.

Nenhum comentário: