"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

terça-feira, 19 de junho de 2007

BRUXAS E VASSOURAS



A vassoura é um instrumento utilizado pelas bruxas em seus rituais. Mas não da maneira que você está acostumado a ver. A idéia de bruxas voando nuas em vassouras surgiu do imaginário popular, e segundo Scott Cuningham:


"As bruxas européias passaram a ser identificadas com as vassouras porque ambas eram associadas à magia pelo conhecimento popular e religioso. As Bruxas eram acusadas de voar em cabos de vassoura, e isso era considerado uma "aliança com as forças obscuras". Tal ação, se pudesse ser praticada, seria realmente sobrenatural, e assim, demoníaca a seus olhos, contrastando com as simples curas e encantos de amor realmente praticados pelas Bruxas. Obviamente, o mito foi criado pelos perseguidores de Bruxas. Alguns Wiccanos afirmam que bruxas "voavam" em vassouras pulando no solo, do mesmo modo como crianças em cavalinhos de pau, para promover a fertilidade dos campos. Acredita-se, ainda, que as lendas de bruxas voando em vassouras eram uma explicação pouco sofisticada para a projeção astral."

Na Wicca, a vassoura é utilizada nos nossos rituais para varrer as energias negativas estagnadas no ambiente que será utilizado para a realização do nosso ritual. Essas energias se ali deixadas podem interferir no resultado e por isso, antes de iniciarmos os nossos rituais, varremos a área do círculo, mas sem tocar a vassoura no chão, pois o objetivo dela é varrer as energias e não a sujeira física. Esta já foi retirada anteriormente na limpeza do local.

Nenhum comentário: