"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

terça-feira, 26 de junho de 2007

SACRIFÍCIO: UM NOVO OLHAR SOBRE VIDA E MORTE

Grande parte das acusações de morte por sacrifícios humanos são feitas à pessoas que se denominam bruxos "praticantes de magia negra". Muitas das vezes, essas pessoas são identificadas com membros da Wicca. Em primeiro lugar temos que esclarecer uma coisa: AUTO-INTITULAR-SE BRUXO, NÃO FAZ DE NINGUÉM UM BRUXO". E em segundo lugar, wiccanos não praticam sacrifícios rituais envolvendo morte de seres humanos. A nossa concepção de sacrifico tem um entendimento diferente. Todos nós, independentemente da religião que praticamos, operamos sacrifícios, às vezes todos os dias. Não nos damos conta que o sacrifício é necessário para a nossa sobrevivência. Ou você não percebeu ainda que se alimenta todos os dias de animais sacrificados???? É isso mesmo, pense nisso, para que você possa ter energia para viver, precisa se alimentar de seres vivos sacrificados. Quando se come um suculento bife, não se imagina que aquela carne veio de um boi que precisou morrer para que nós vivêssemos. Isso também acontece com os vegetais, cenouras arroz, trigo, batatas, pois quando você as colhe interrompe seu desenvolvimento natural. Mas isso não significa que devemos nos sentir culpados por isso, basta compreendermos que a vida não existe sem a morte. Para cultivarmos um jardim, precisamos arrancar as ervas daninhas e matar as possíveis pragas.
Os sacrifícios humanos foram praticados durante muitos séculos em várias sociedades. Eras eram parte de um entendimento de mundo diferente, por isso não devemos julgá-las ou condená-las por isso. Quantas coisas que fazemos hoje não pareceriam bárbaras aos olhos dos antigos. NÃO DEVEMOS TER A PRETENSÃO DE JULGAR OS ATOS PASSADOS COM OS OLHOS DO PRESENTE. As pessoas costumam chamar de crueldade, barbárie, mas não pensam que em muitos casos o sacrificado se apresenta de livre e espontânea vontade. No caso dos animais, a idéia que se tem é que os bichos sofrem horrores nos sacrifícios e não se dão conta que alguns depois de imolados são assados e comidos em banquetes, como os romanos faziam. Não se mata pelo prazer de matar, isso sim é crueldade. Tudo é consumido depois. Crueldade é o que se faz com cadelas arrastadas em carros pelas ruas até a morte!
Uma pessoa que justifique a morte de alguém num ritual de magia negra poder ser tudo menos Wiccano. É muito fácil um psicopata usar de tradições de feitiçaria para justificar um crime. Ingênuo da pessoa que acreditar nele!

Nenhum comentário: