"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

terça-feira, 19 de junho de 2007

A INQUISIÇÃO



















A Inquisição faz parte da história da nossa religião, pois uma parte dela é herdeira das antigas bruxas. Por isso, um wiccano também é chamado de bruxo ou bruxa.
Pelo que sabemos, as perseguições aos seguidores das antigas religiões pré-cristãs começou, como uma forma de auto-afirmação da religião cristã, que em 109 A.D. se denominaria Católica (Universal). Isso parte do entendimento do que Cristo ensinou aos seus apóstolos, pedindo a eles que difundisse a sua fé, porém esse ensinamento foi deturpado, porque apesar de Jesus pedir que espalhasse sua mensagem, nunca disse que deveriam converter as pessoas à força, e foi isso que acabou acontecendo. Seus propagadores se autodenominaram como a única fé verdadeira, condenando as outras manifestações religiosas, e quando conseguiram convencer o imperador Constantino de tornar o Cristianismo a religião oficial do Império Romano, passou-se a perseguir os pagãos como heréticos, juntamente com outras seitas cristãs como os Cátaros e posteriormente os Judeus. Para isso, criaram o Tribunal do Santo Ofício, que durante a Alta Idade Média atuou em nome da defesa da fé cristã. Grande parte das cnfissões das bruxas falam do "diabo", segundo a transcrição das palavras das bruxas realizadas pelos padres cristãos, que se referiam ao seu deus não cristão. Eles registravam aqueles que sustentavam suas acusações relativas a satanismo e ignoravam e torciam ouros indícios. Os suspeitos que eram tortutrados, e que chegavam ao limite da resistência, freqüentemente recebiam declarações já prontas para assinarem, as quais já expressavam aquilo que os padres cristãos desejavam acreditar, em lugar da verdade.

Além de punir os heréticos, a Igreja Católica se prontificou a demonizar todo e qualquer deus pagão, obrigando os camponeses a converterem-se, assimilando festivais das religiões antigas e santificando Deuses pagãos, juntamente com a criação de um imaginário supersticioso que resultou na criação dos estereótipos das bruxas que teve o seu auge na Idade Moderna, e perdura até hoje.
A partir da Idade Moderna, quando houve a Reforma Protestante, a então já bem estruturada Igreja Católica Apostólica Romana, convoca a Contra-reforma, uma série de medidas para impedir o avanço do protestantismo na Europa, entre essas medidas está o reavivamento do Tribunal do Santo Ofício, chamada Inquisição, que desde a Baixa Idade Média havia diminuído drasticamente suas ações. Foi então que começou a chamada Época de se Queimar. Protestantes acusados de heresia, membros de seitas cristãs heréticas e judeus passaram a ser perseguidas em nome da fé. Como se isso não bastasse, o então governo dos recém formados estados nacionais passou a usar o Tribunal como punição para crimes políticos. Começando com o rei James IV da Escócia, ao atribuir uma tempestade marítima que quase destruiu o navio a algumas bruxas que fizeram um "ritual satânico" no interior de uma igreja perto da costa litorânea a fim de impedir o seu casamento. James IV ficou tão obcecado com isso que escreveu tratados de demonologia e combateu fortemente as bruxarias, tanto na Escócia quanto na Inglaterra. Daí, a crença nas bruxas e feiticeiras espalhou-se por toda a Europa, culminando na morte de milhões de pessoas inocentes.
Alguns dos crimes atribuídos às bruxas e feiticeiras eram:

  • Cultuar o demônio;
  • Voar em vassouras;
  • Participarem dos sabás;
  • Praticar orgias;
  • Dançarem nus em volta de fogueiras;
  • Disfarçarem-se de animais para escapar (corujas, gatos, aranhas, corvos, cães);
  • Praticarem sacrifícios;
  • Disfarçarem-se de velhas ou mulheres belas para seduzir homens;
  • Realizar feitiços, mandingas, simpatias e outras coisas mais;

Isso acontece até hoje com as pessoas que se dizem bruxos e feiticeiros, mas vou tentar esclarecê-los um a um nos próximos textos.

Nenhum comentário: