"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

terça-feira, 19 de junho de 2007

OS SABBATS: FESTIVAIS WICCANOS


Os Wiccanos seguem um calendário baseado nas fases da Lua e nas estações sazonais. Por isso, o ano Wiccano possui um ano e um dia, correspondendo ao calendário gregoriano.
Os famosos sabás das bruxas nada mais são do que os festivais sazonais que comemoramos ao longo do ano, alguns inclusive, adotados pela igreja católica. O nosso calendário é chamado de Roda do Ano e se dividem em dus partes: os sabás maiores (Imbolc, Beltaine, Lughnasadh e Samhain) e os sabás menores (Mabon, Yule, Ostara e Litha).
Os sabás maiores baseiam-se em antigos rituais folclóricos. São os que há mais tempo são observados, eram associados à agricultura e aos ciclos reprodutivos dos animais. No calendário cristão (gregoriano), foram inseridos com os nomes de Festa da Candelária (Imbolc), Mês das Noivas (Beltaine), Festival do início da colheita dos grãos (Lughnasadh) e Finados, comemorado nos EUA como Halloween (Samhain).
As datas dos sabás menores podem variar em um dia ou dois no uso tradicional, e também de ano a ano em fatores astronômicos, pois correspondem aos solstícios e equinócios que determinam as estações do ano. No calendário cristão correspondem ao Festival do término da colheita dos grãos, no Equinócio de Outono, comemorado nos EUA como o feriado do Dia de Ação de Graças Thanksgiving Day (Mabon), Natal, como o Sostício de Inverno (Yule), Páscoa, como Equinócio da Primavera (Ostara) e Festas Juninas como Sostício de Verão (Litha).
Em alguns acendemos fogueiras como no Solstício de Verão. Por isso é tradicional ter uma fogueira nas festas juninas.
As estações lunares também são ritualizadas. Nos reunimos a cada lua cheia para comemorar os esbats.

2 comentários:

aghata de souza disse...

Olá ,não sou wiccana ,mas me interesso muito pela cultura ,quero muito ser ,mas não tenho meios de ser por enquanto porque só tenho 14 anos ...mas admiro muito quem seja. =)

Anônimo disse...

meu namorado é wiccano já a algum tempo,apesar de mim interesar ñ sou adbita da wicca,mas gostei muito dos textos porque ajuda a conhecer um pouco mais.bjos