"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

10. SÓ CONTESTAMOS O CRISTIANISMO OU QUALQUER RELIGIÃO OU FILOSOFIA DE VIDA...

"...na medida em que essas instituições reivindicam para si o título de "única verdade e único caminho", impedindo que as pessoas sejam livres e reprimindo outros tipos de práticas e crenças religiosas".

Não acreditamos em verdades absolutas e inquestionáveis, não temos o conservadorismo por filosofia. Entendemos que cada pessoa é livre para se relacionar com a divindade da maneira que melhor lhe convier. Não forçamos os neófitos a seguirem regras rígidas, embora concentramos nossa crença em características gerais comumente aceita por todos.
"Existe um caminho mais adequado a você como indivíduo, mas ninguém pode tentar sobrepor sua escolha pessoal aos outros. Tentar fazê-lo, menosprezando o que outros escolheram, é profundamente anti-pagão"(Mavésper).

Nenhum comentário: