"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

6. NÃO RECONHECEMOS NENHUM TIPO DE HIERARQUIA AUTORITÁRIA.

"No entanto, temos consideração por aqueles que ensinam, respeitando os que compartilham um conhecimento e sabedoria superiores, e reconhecemos aqueles que corajosamente, dispõe-se a assumir posições de liderança".

Na Wicca, todo Wiccano é um sacerdote ou sacerdotisa da Deusa. Não há uma casta que detém o conhecimento e passa para os outros. Assim que um Wiccano é iniciado ele se torna um sacerdote, o que vai diferenciá-lo é o grau de conhecimento que ele detém na Arte. Isso não significa que ele tenha privilégios especiais, mas como a nossa religião é totalmente prática, esse conhecimento que se adquire é muito útil e pode ser passado para os neófitos. Também não é uma questão de idade. Não importa quantos anos a pessoa tenha, mas quanto conhecimento prático da religião ela possui.
Citando novamente Mavésper:
"Embora o modo de exercer nosso Sacerdócio da Terra não implique renúncias a prazeres, celibatos ou votos de pobreza ou abstinência, temos em comum com sacerdotes de outras religiões o seguinte: nossa alma anseia pelo contato íntimo e direto com a Divindade Criadora e nos oferecemos, voluntariamente, para realizar, em concreto, esse contato no mundo, em nossas vidas diárias".
Num sistema religioso que não possui uma hierarquia rígida e dogmática, agradecemos àquelas pessoas que tomam a iniciativa de colocar na liderança de algum modo, pois sabemos quanta responsabilidade e dedicação essa postura exige. É por isso que pessoas assim são respeitadas principalmente porque compreendemos o quanto já conseguimos avançar em termos de organização e busca de direitas, sabemos que sem essas pessoas talvez as coisas não estivessem tão bem. Há muita coisa por se fazer ainda e caminho é longo.

Nenhum comentário: