"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

3. ESTAMOS CONSCIENTES DE UM PODER MUITO MAIOR DO QUE O APARENTE PARA UMA PESSOA COMUM

"Pelo fato de se muito maior do que qualquer poder comum, damos a ele o nome de "sobrenatural". Contudo, para nós esse é um poder latente que existe em qualquer pessoa".
A esse poder, chamamos de magia, que nada mais é do que o poder pessoal que existe dentro de cada um de nós. Os céticos e racionalistas se perguntam como é que podemos acreditar em magia, e fazem piadas a respeito disso. O fato é de que a magia nada mais é do que o poder da nossa fé. Novamente, apelamos ao dicionário:
Fé, s. m. 1. Convicção na existência de algum fato ou da veracidade de alguma asserção.
Ou seja, se você acredita em algo não há ninguém no mundo que conseguirá demovê-lo da sua crença. É assim que acontecem os milagres. Você pede, acredita que vai acontecer, ou seja, tem fé no milagre e ele acontece. A fé não é nada mais do que o nosso poder pessoal operando.
Segundo Scott Cuningham:

"Para algumas pessoas, a idéia de que a magia seja uma coisa prática é surpreendente. Não deveria ser. A magia se baseia inteiramente na capacidade de exercer influência sobre nosso meio. Enquanto a magia é, altamente voltada para o crescimento espiritual e à transformação psicológica, até mesmo a vida espiritual deve estar firmemente baseada em alicerces materiais.
Os mundos material e psíquico estão entrelaçados, e é exatamente este fato que estabelece o Elo Mágico: o psíquico pode tão facilmente influenciar o material quanto vice-versa. (...) Mente e Corpo atuam em conjunto, e a magia é apenas a extensão dessa interação em dimensões que ultrapassam os limites normalmente concebidos. Eis o porquê de associarmos o "sobrenatural" aos domínios da Magia.
O Corpo é vivo, e toda Vida é uma expressão do Divino. Há Poder Divino no Corpo e na Terra, assim como na Mente e no Espírito. Com Amor e Desejo, utilizamos a Mente para conectar esses aspectos do Divino e assim trazer mudanças.
Com a Magia aumentamos o fluxo do Divino em nossas vidas e no mundo à nossa volta. Nós somamos à beleza de tudo – pois para trabalhar a Magia precisamos estar em harmonia com as Leis da Natureza e da Psique. A Magia é o Florescer do Potencial Humano.
A Magia prática está relacionada à Arte de Viver bem e em harmonia com a Natureza, com a Magia da Terra, com as coisas da Terra, as estações e os ciclos, e aquilo que fazemos com as mãos e com a Mente."
Ainda assim as pessoas racionalistas procuram sempre por uma explicação lógica, e não percebem que a religião não precisa de explicações racionais. Ela é puramente fé. Como disse Mavésper Cy Cerydwen:
"Para um pagão NADA QUE HÁ NO UNIVERSO PRECISA DE EXPLICAÇÕES RACIONAIS EM TERMOS HUMANOS. A Deusa e Seu Consorte não são pessoas, logo a Divindade, o Todo, tem razões que jamais conheceremos e age por caminhos que muitas vezes nem temos condições de compreender. Aliás, nem temos condições de compreender o que são os Deuses em sua plenitude, porque eles não obstante sejam cada um de nós também são maiores que a soma de todos nós...
Pagãos não buscam na sua religião explicações para nada. Não precisamos disso. Vivemos simplesmente".

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