"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

8. AUTO-INTITULAR-SE BRUXO NÃO FAZ DE NINGUÉM UM BRUXO.

"Nem tampouco a hereditariedade ou uma coleção de títulos, graduações e iniciações. O bruxo busca controlar forças dentro dele que lhe possibilitem viver bem e com sabedoria, em harmonia com a Natureza e sem prejudicar quem quer que seja".

Com a popularização da bruxaria, e da Wicca, muitos são aqueles que reivindicam para si esse título e saem por aí fazendo anúncios de feitiços amorosos e outros. Não acredite em tudo o que ouve, pois um Wiccano jamais usaria os seus dons para ganhar dinheiro desta maneira é algo altamente desencorajado entre a nossa comunidade a não ser em casos particulares. Isso não significa que um Wiccano não possa oferecer consultas com oráculos em feiras e encontros, mas geralmente não são cobrados nada nesses casos. Muitas vezes encontramos bruxos oferecendo cursos, e outros serviços. Em geral utilizamos desse recurso para conseguir, por exemplo, fundos para adquirir uma sede para associação, doações voluntárias, oferecimento de círculos de leitura e reuniões geralmente isso é feito entre os próprios associados. Sabemos que hoje é necessário dinheiro para essas coisas e não criticamos isso.

Nenhum comentário: