"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

5. RECONHECEMOS A EXISTÊNCIA TANTO DOS MUNDOS EXTERIORES QUANTO DOS INTERIORES OU PSICOLÓGICOS.

"Os mundos interiores são às vezes conhecidos como Mundo Espiritual, Inconsciente Coletivo, Planos Interiores, etc. Consideramos a interação entre as dimensões exterior e interior como base dos fenômenos "paranormais" e dos exercícios mágicos. Não damos mais valor a uma dimensão do que a outra, pois sabemos que ambas são necessárias para a nossa realização".
Quando se realiza uma prece, ou se faz um pedido a um santo, se sabe que apenas isso não fará com que o pedido seja atendido. Quando se pede um emprego a um santo, ele não o atenderá se você passar o dia todo em casa esperando que uma vaga caia do céu. Você precisa procurar.
Com a magia, funciona da mesma forma. Faz-se um feitiço de forma física, materializando o seu pedido e junta a isso não só a sua fé, mas a ação que pode levar a esse feitiço dar certo. Faz-se um feitiço para conseguir emprego e sai a procurar. Isso é trabalhar com os dois planos, o físico e o imaterial. Sem isso o feitiço, ou milagre no caso dos cristãos, não funciona!

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