"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

4. DO NOSSO PONTO DE VISTA, O PODER CURATIVO DO UNIVERSO SE MANIFESTA POR MEIO DA POLARIDADE — COMO MASCULINO E FEMININO E ESTÁ VIVO EM TODAS AS PESSO

"Acreditamos que esse poder seja ativado com a interação entre o masculino e o feminino. Damos igual importância a ambos, pois sabemos que eles se complementam. Valorizamos a sexualidade pelo prazer que ela proporciona e por ser símbolo e a corporização da vida".

Em nossa religião cultuamos uma Deusa, e em muitos casos, a Wicca é chamada de "religião feminista" pois erroneamente as pessoas atribuem isso como uma forma de compensar os muitos séculos em se cultuavam apenas deuses masculinos, que acabavam por oprimir as mulheres. De fato, religiões como a Wicca ganharam grande popularidade devido a movimentos feministas, mas isso não significa que ela também o seja. Se você não se lembra a Wicca cultua as duas polaridades do UNO, o masculino e o feminino.
Isso se mostra no mito de Lilith:
A ancestral lenda hebraica sobre Lilith conta que ela teria sido criada antes de Eva, para ser a companheira do homem no Jardim do Éden. Dizem as lendas que Lilith rejeitou Adão, o primeiro homem, quando ele tentou forçá-la a ocupar uma posição submissa sexualmente e em essência. Ela foi a primeira mulher de Adão e todas as vezes que eles se uniam sexualmente, Lilith demonstrava insatisfação por ficar embaixo de Adão. Ela não gostava de ter que suportar o peso do corpo dele. E indagava: ‘‘Por que devo deitar-me embaixo de ti? Por que devo abrir-me sob teu corpo? Por que ser dominada por ti? Contudo, eu também fui feita de pó e por isso sou tua igual.’’ Adão se recusou por sucessivas vezes, pois a "ordem" não se mudava. Lilith deve submeter-se a ele, pois esta é a condição do equilíbrio preestabelecido. Quando percebeu que não iria conseguir, rebelou-se e então o amaldiçoou e foi embora. Alguns escritos contam que Adão queixou-se a Deus sobre a fuga de Lilith e, para compensar a tristeza de Adão, Deus resolveu criar Eva, moldada exatamente como as exigências da sociedade patriarcal. A mulher feita a partir de um fragmento de Adão. É o modelo feminino permitido ao ser humano pelo padrão ético judaico-cristão. A mulher submissa e voltada ao lar. Lilith simboliza a consciência de absoluta igualdade entre homem e mulher.

Nenhum comentário: