"Muitos livros foram escritos sobre bruxaria(...). Embora seus autores soubessem que bruxas existissem, nenhum deles consultou uma bruxa sobre suas visões a respeito da bruxaria. Afinal, a opinião de uma bruxa deveria ter algum valor, mesmo se não se encaixasse nas opiniões preconcebidas(...). Sou antropólogo e é consenso que o trabalho de um antropólogo é investigar o que as pessoas fazem e em que acreditam, e não o que outras pessoas dizem que elas fazem ou acreditam."(Gardner, 2003, p.21-22 em: A Bruxaria Hoje)
"A Bruxaria Moderna é um fato. Ela não é mais uma relíquia subterrânea da qual a camada restante, e até mesmo a própria existência, é acirradamente disputada pelos antropologistas. Ela não é mais o passatempo bizarro de um punhado de excêntricos. Ela é a prática religiosa ativa de um número substancial de pessoas." (Farrar, 1985, p. 2 em: A Bíblia da Feitiçaria)

domingo, 19 de agosto de 2007

11. NÃO NOS SENTIMOS AMEAÇADOS PELOS DEBATES SOBRE A HISTÓRIA DA BRUXARIA, AS ORIGENS DOS VÁRIOS TERMOS OU A LEGITIMIDADE DOS VÁRIOS ASPECTOS DAS DIFE

"Estamos mais preocupados com nosso presente e com nosso futuro, conscientes de que passado, presente e futuro são uma questão de percepção individual."

Dentro de nossa própria religião existem pessoas que pensam de formas diferentes. Pessoas que celebram os Deuses de formas diferentes, que adotam posturas diferentes e respeitamos isso. Mas isso não significa que elas têm o direito de reivindicar para si uma legitimidade maior em detrimento a outras tradições que ela não possui.

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